Guerras civis, locais e mundiais sempre ocorreram, por disputa de territórios, desavenças políticas, interesses econômicos, divergência de crenças etc. Conforme a sociedade evoluiu e se modernizou, as guerras, suas tecnologias e armamentos também foram atualizados. Espadas foram substituídas por metralhadoras, catapultas por misseis teleguiados. E as armas químicas e biológicas acabaram por ocupar um lugar proeminente.
A publicação conta ainda com o apoio de IME (Instituto Militar de Engenharia), GRAU (Grupo de Resgate e Atenção às Urgências e Emergências), GER (Grupo Especial de Reação), Defesa Civil de São Paulo e Valença, além de outras entidades, que visam chamar a atenção da sociedade e de órgãos governamentais para a importância do combate ao uso de armas químicas e da necessidade de políticas que coíbam esta atividade em todo o mundo.
O livro aborda, dentre outros, os seguintes importantes temas a respeito de armas químicas:
- APRESENTAÇÃO
- INTRODUÇÃO
- HISTÓRICO DO EMPREGO DE ARMAS QUÍMICAS EM GUERRAS E ATAQUES
- AGENTES NEUROTÓXICOS
- AGENTES VESICANTES
- AGENTES SANGUÍNEOS
- AGENTES SUFOCANTES
- PROIBIÇÃO DAS ARMAS QUÍMICAS DE GUERRA
- AS ARMAS QUÍMICAS E EXPERIÊNCIAS EM HUMANOS
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Aquisição obra física:
R$ 55,00 enviar e-mail para: a.camera@intertox.com.br
Livraria Zaccara:
Telefone: (11) 3872-3849
Rua Cardoso de Almeida, 1356, Perdizes
Sobre Camilla Colasso:
Camilla Colasso é farmacêutica bioquímica e mestre em Toxicologia e Análises Toxicológicas pela USP. Nos últimos cinco anos tem se dedicado ao estudo e acompanhamento profundos e sistemáticos sobre armas químicas de guerra. Já publicou diversos artigos, proferiu inúmeras palestras para os mais diversos e interessados públicos, e tem posto o tema em debate. É também autora do livro ‘Ácido Fluorídrico e Fluoreto: aspectos toxicológicos’ e atualmente gerente da empresa Intertox.
Blog: http://www.guerraquimicaebiologica.com.br